Skip to main content

Diversos grupos de ciclistas se reuniram em um pedal ambiental solidário, na noite desta terça-feira (22), em Teresina. O evento, que percorreu 23 km, indo do centro da cidade ao Jardim Botânico, na zona Norte, foi para lembrar o Dia Mundial Sem Carro.

Para o coordenador do grupo Pedal Noturno, João Neto, que há nove anos faz percursos por Teresina durante as terças e quintas-feiras, a cidade ainda deixa muito a desejar com relação a ciclovias.

“Apesar de Teresina ter poucas faixas para ciclistas, estamos há muito tempo tentando conscientizar a população da importância de deixar o carro em casa e ir trabalhar de bicicleta, já que a nossa cidade é um local de distâncias curtas. Também é preciso que as empresas disponibilizem locais para poder o trabalhador trocar de roupa e tomar um banho”, lembra.

O operador de máquinas Márcio Santos, há dois anos deixou de usar transporte coletivo e está indo trabalhar de bicicleta. “Eu passava até meia hora na parada esperando um ônibus, depois que resolvi trocar pela bicicleta em 15 minutos chego ao trabalho. Sem falar que me sinto bem mais disposto”, enfatiza.

Teresina hoje tem apenas 41 km de ciclo faixas, o prefeito Firmino Filho, que também participou do pedal solidário ambiental, afirmou que a prefeitura está elaborado um projeto para a ampliação dessas vias para ciclistas. “Sabemos que moramos numa cidade muito quente, mas não devemos usar isso como desculpa para não utilizar bicicleta como meio de transportes. Até 2016 um projeto de ampliação dessas ciclovias deve está elaborado, pretendendo se expandir para avenidas como a Frei Serafim e a Miguel Rosa ” disse.