Skip to main content

TURNOS

Tarde

DURAÇÃO MÍNIMA

05 Anos

MENSALIDADE

Consultar valores

DATA DE CRIAÇÃO:  31/01/2006
O Curso de Zootecnia da IESM na cidade de Timon-MA, foi autorizado através da portaria N° 350, de 31 de janeiro de 2006, publicado no Diário Oficial da União n°23, 01/02/2006.

A Região Meio-Norte no qual o Curso de Zootecnia esta inserido é caracterizado por apresentar grande potencial de crescimento de fronteira agrícola, com destaque para a soja, bovinocultura (leite e corte), avicultura (corte e postura), piscicultura, ovinocultura e caprinocultura.

AUTORIZAÇÃO:
Portarian° 350, de 31 de janeiro de 2006, publicado no Diário Oficial da União n°23, 01/02/2006.

PORTARIA DE RENOVAÇÃO E RECONHECIMENTO: Nº 135 de 01 Março de 2018

OBJETIVOS
– Formar técnicos com capacitação superior para atuar junto ao meio de produção, pesquisa, ensino e extensão zootécnica, através da aplicação dos fatores de produção;
– Contribuir para o aumento da produtividade animal que atenda aos interesses sociais da comunidade local e regional;
– Assegurar a formação de profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, sócio-econômicos, gerenciais e organizativos;
– Utilizar de forma racional os recursos naturais disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente.

SOBRE O CURSO

O que é a Zootecnia?
A Zootecnia pode ser definida como a ciência que estuda a criação e o aperfeiçoamento dos animais de forma racional com fins econômicos. Aliam-se atualmente novos elementos a este conceito, como os de bem-estar animal, etologia (comportamento animal) e sustentabilidade da produção visando segurança alimentar, o que torna o papel do Zootecnista mais significativo diante dos ditames sociais (CMRVPB, 2012).

Apresentação do Curso de Zootecnia
A Zootecnia é uma área do conhecimento que reúne um largo espectro de campos dos saberes, onde estão compreendidos o planejamento, a economia e a administração, assim como, o melhoramento genético, a ambiência, a biotecnologia, a reprodução, a saúde, o bem-estar e o manejo de animais inseridos nos sistemas produtivos, também englobando a nutrição, alimentação, formação e produção de pastos e forragens, propiciando de forma integral em sua área de atuação a qualidade de vida da sociedade.
A Zootecnia congrega um conjunto de atividades e habilidades relacionadas ao desenvolvimento, à promoção e ao controle da produção e da produtividade dos animais úteis ao homem, ao aprimoramento e à aplicação de tecnologias de produtos de origem animal; à preservação das espécies e à sustentabilidade do meio ambiente, e que permitem ainda atuar no desenvolvimento das cadeias produtivas animais, do agronegócio e dos produtos de origem animal.

As exigências de formação adequada de um Zootecnista, inseridas nas dimensões próprias da Zootecnia, como ciência e profissão, implicam em instrumentalizar os egressos com o atendimento de um perfil desejado que se defina como um profissional com sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos; dotado de consciência ética, política, humanística, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social, política, ambiental e cultural da região onde atua no Brasil e no mundo; com capacidade de comunicação e interação com os vários agentes que compõem os complexos agroindustriais; com raciocínios lógicos, interpretativos e analíticos para identificar e solucionar problemas; capaz de atuar em diferentes contextos, promovendo o desenvolvimento, bem-estar e qualidade de vida dos animais, cidadãos e comunidades; além de compreender a necessidade do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades como profissional Zootecnista.
Constituem princípios éticos fundamentais na formação do Zootecnista e no seu exercício profissional, sobretudo, contextualizando-o como profissional-cidadão:
– Respeito à vida como valor fundamental;
– Recorrência ao conhecimento e à verdade para agir;
– Norteamento de suas ações no interesse da sociedade, reconhecendo o ato político que isso representa;
– Discernimento e planejamento de suas ações, tendo em vista a qualidade de vida dos animais e seres humanos e a preservação dos recursos naturais;
– Utilização do conhecimento de forma crítica em função dos valores sociais e culturais, tendo em vista a qualidade de vida dos animais e seres humanos e a preservação do meio ambiente;
– Exercício do trabalho de forma não discriminatória;
– Direcionamento da ação à realidade do meio, considerando os valores do usuário do seu serviço;
– Repasse do seu conhecimento visando o bem social;
– Respeito ao saber alheio e reconhecimento de que se aprende com o outro.

Neste sentido o curso de Zootecnia do IESM vislumbrará a produção técnico-científica com o intuito de atender a carência diagnosticada na Região Meio-Norte do Brasil (Maranhão-Piauí), sendo que esta, como outras regiões produtoras do país, passa por um processo de expansão de suas fronteiras agrícolas necessitando, então, que instituições de ensino superior busquem o atendimento da demanda de profissionais na área das Ciências agrárias para o mercado regional e até mesmo nacional, em suprimento ao uma demanda reprimida.

Perfil do Profissional
O Curso de graduação em Zootecnia assegura uma sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos no campo da Zootecnia; dotado de consciência ética, política, humanista, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social, política, ambiental e cultural da região onde atua, no Brasil e do mundo; com capacidade de comunicação e integração com os vários agentes que compõem os complexos agroindustriais; com raciocínio lógico, interpretativo e analítico para identificar e solucionar problemas; capaz de atuar em diferentes contextos, promovendo o desenvolvimento, bem estar e qualidade de vida dos cidadãos e comunidades; além de compreender a necessidade do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades como Zootecnista.

Atuação Profissional
O Zootecnista estuda e orienta sobre métodos de manejo e conservação de pastagens, pesquisa e melhora geneticamente os animais, supervisiona e assessora as sociedades de registros genealógicos, exposições e feiras agropecuárias, elabora planos de nutrição para os animais mediante as exigências de cada categoria, define planos de manejo reprodutivo, sanitário e alimentar de bovinos, eqüídeos, caprinos, ovinos, aves, suínos, peixes, abelhas, rãs, escargot e animais silvestres de interesse na produção de alimentos. Elabora projetos agropecuários, planeja, executa e supervisiona construções rurais em geral e instalações para animais em particular, estuda a capacidade de uso das terras para pastagens sua natureza e a correção da fertilidade e desenvolve atividades de assistência técnica e extensão rural. Pode dirigir instituições de ensino, em qualquer nível; lecionar em escolas de 1o e 2o graus, com complementação pedagógica; e ministrar disciplinas ligadas à produção animal no âmbito de graduação, pós-graduação em instituição de ensino superior.

Expectativa futura da profissão
Segundo previsão da FAO, até o ano de 2015 haverá necessidade de se dobrar a quantidade de carne produzida, atualmente na ordem de 258 milhões de toneladas. Para os países emergentes, até 2020, esperam-se incrementos anuais na ordem de 1,8 e 3,3% para carne e leite, respectivamente. Esses números são ao mesmo tempo espetaculares e assustadores e tudo isso leva a crer que a Zootecnia, como a ciência da produção animal, irá liderar o setor pecuário.

Informações gerais sobre o Curso de Zootecnia:
Considerando a Matriz Curricular e a necessidade de amadurecimento na área de Zootecnia, o aluno terá o mínimo de 5 e o máximo de 7 anos para integralizar o curso. A carga horária do curso é de 3.782.
Número de Vagas:80 (oitenta) vagas anuais em dois vestibulares, sendo o primeiro em novembro para ingresso no inicio do ano seguinte e o segundo em junho para ingresso no segundo semestre.
Período: Tarde.

Coordenador
Profº Zootec. M.Sc. Raniel Lustosa de Moura (Zootecnista – UESPI – 2008, Mestre em Ciência Animal – UFPI – 2010, Doutorando em Ciência Animal – UFPI – 2012/2016).

Docente Currículo Lattes
Celso Sampaio Ferreira http://lattes.cnpq.br/1305820332297096
Clézia Maria Coutinho Bento http://lattes.cnpq.br/1976628662016866
Ediane Silva Lima http://lattes.cnpq.br/2636541899890851
Conceição de Maria Dias da Silva http://lattes.cnpq.br/7563785253591781
Francisco Arthur Arré http://lattes.cnpq.br/9785948684111520
Gioto Ghiarone Terto e Sousa http://lattes.cnpq.br/9220840670214681
Juliana do Nascimento Bendini http://lattes.cnpq.br/1573600820575153
Leopoldina Almeida Gomes  http://lattes.cnpq.br/1632963247692752
Mara Ramel de Sousa Silva http://lattes.cnpq.br/3286487564833319
Maria das Graças Prianti http://lattes.cnpq.br/5410431918965521
Maria Dulce Pessoa Lima http://lattes.cnpq.br/3858405559521752
Maxwell Lima Reis http://lattes.cnpq.br/1310488355331221
Nilton Andrade Magalhães http://lattes.cnpq.br/8156450356552984
Raniel Lustosa de Moura http://lattes.cnpq.br/8015706128568368
Snaylla Natyelle de Oliveira Almendra http://lattes.cnpq.br/9489546009289283
Wilton Fontinele http://lattes.cnpq.br/5223859580890457
Certificados
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio
Documentação para Matrícula
  • Cópia do Histórico Escolar
  • Cópia de documento original com foto
  • Cópia de Comprovante de Residencia (do mês atual)

Raniel Lustosa de Moura

Doutorando em Ciência Animal, UFPI, Brasil, 2012 -2016.
Mestrado em Ciência Animal, UFPI, Brasil, 2010.
Graduando em Zootecnia – UESPI, Brasil, 2008.
Graduado em Lic. Ciências Biológicas – UESPI, Brasil, 2006.