Skip to main content

O Curso de Especialização em Urgência e Emergência, coordenado pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo, surgiu devido a necessidade de profissionais especializados na área para atender as demandas de saúde da região; assim contribuir para o fortalecimento das políticas nacionais de saúde, que tem por objetivo reduzir a morbimortalidade de pacientes vítimas de situações com risco iminente de vida.

Neste sentido, o IESM, verificou a importância de investir na qualificação de profissionais de saúde, como uma das prioridade para o atendimento de pacientes potencialmente graves em ambiente intra e extra hospitalar.

A necessidade de qualificar os recursos humanos se deve ao aumento dos casos de acidentes e violência que tem forte impacto sobre o SUS e o conjunto da sociedade. Na assistência, este impacto pode ser medido diretamente pelo aumento dos gastos realizados com internação hospitalar, assistência em UTI e a alta taxa de permanência hospitalar deste per?l de pacientes. Na questão social, pode ser veri?cado pelo aumento de 30% no índice APVP (Anos Potenciais de Vida Perdidos) em relação a acidentes e violências nos últimos anos, enquanto que por causas naturais este dado encontra-se em queda (BRASIL,2006).

No desenvolvimento de recursos humanos deve-se priorizar a formação de profissionais, para atuarem na equipe de assistência ao paciente em risco de vida, dessa forma; o Ministério da Saúde por meio da Portaria 1600 de 07 de julho de 2011 reformulou a Política Nacional de Atenção às Urgências e instituiu a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde.

Inscrição Online