Skip to main content

O Projeto  em Comemoração ao dia Nacional da Saúde Mental aconteceu no “CAPS ad” de Timon-Ma no dia 10/10/2016, com a participação dos períodos: 2º,3º,4º,5º e 6º do curso de Enfermagem. Participaram 62 alunos dos referidos períodos sob a supervisão da professora de Saúde Mental.

Com o objetivo de promover  o   conhecimento sobre o  funcionamento do “CAPS ad” e de  aplicar técnicas de higiene corporal como forma de incentivar a auto estima e reabilitação dos usuários, assim  melhorando o processo de saúde-doença dos usuários de álcool e drogas.

Durante a atividade de Saúde Mental em Enfermagem foi realizada um Mutirão da Higiene Corporal com as seguintes atividades:

  1. Palestra sobre Higiene Bucal com a  distribuição de kits de higiene contendo: creme dental, escova e fio dental.
  2. Atividades em grupos de: Manicure, pedicure, sobrancelhas, penteados e maquiagem
  3. Corte de cabelo masculino e barba
  4. Distribuição de roupas usadas  para os usuários
  5. Encerramento com distribuição de lanches: Bolo confeitado doado pela IESM e refrigerantes doados pelos alunos.

Avalio a atividade como exitosa, visto que muitos alunos trabalham pela manhã. Mas, mesmo assim, os que não puderam comparecer, ajudaram doando material. Observamos também uma boa interação entre alunos dos diferentes períodos e usuários, desmistificando assim o preconceitos com esses pacientes. Acho válido todo e qualquer trabalho fora dos muros da Faculdade porque prepara o aluno também pra vida, além da experiência profissional. Obrigada ao incentivo das Coordenadoras do Curso de Enfermagem.

Professora Aurilene de Macêdo Alves

Galeria de Fotos