Skip to main content

Prof. Mestrando José Waquim, do curso de Ciências Contábeis apresenta artigo no Congresso Internacional EUTIC – 2017

O Professor Mestrando José Waquim apresentou um Artigo Científico no 13º Congresso Internacional EUTIC, o evento ocorreu entre os dias 18 e 20 de outubro, no Parque Dona Lindu, na cidade de Recife – PE.

TEMA: CULTURAS DIGITAIS E CRUZAMENTO DE SABERES

Esta 13ª edição do colóquio EUTIC levantará a questão das intersecções, travessias e interconexões favorecidas pelo desenvolvimento das utilizações das TIC.

As tecnologias digitais ajudam a conectar pessoas e sistemas e otimizar o acesso a recursos de informação e comunicação ao reduzir significativamente as restrições de tempo e espaço.

Assim, questionaremos o papel das TIC, em particular no que diz respeito ao seu potencial de abertura, colaboração e a descompartimentação de áreas e territórios de todos os tipos. Pontes entre culturas e mundos multidimensionais. Seus impactos são profundos e diversos (econômicos, sociais, políticos, ambientais, culturais e educacionais) em múltiplos níveis (local/nacional/internacional). Como contribuem para a dinâmica de desenvolvimento não só em termos econômicos, mas também na divulgação de conhecimentos e na troca de conhecimentos?

O desenvolvimento de redes levou a uma profunda ruptura com padrões tradicionais baseados em fluxos unidirecionais de informação. A partir de agora, as interações, intercâmbios transversais e blogs, fóruns, wikis e redes sociais se multiplicam e seus usos se espalham. Não é mais possível, seja qual for o campo em questão, desconsiderar os usuários, os beneficiários, os trabalhadores do campo e os cidadãos. Esses movimentos de inteligência coletiva, que desempenham um papel importante na co-criação, co-construção de dispositivos e ações, têm o efeito de gerar um aumento na responsabilidade de cada indivíduo. Isso promove o pluralismo e a tolerância face às complexas situações sociais e políticas que vivemos hoje.

Galeria de Foto