Skip to main content

A Estomaterapia é uma especialidade da prática do Enfermeiro, instituída no Brasil em 1990, voltada para a assitência de pacientes com estomias, fístulas, cateteres, drenos, tubos, feridas agudas e crônicas (de qualquer etiologia) e incontinência urinária e anal, na perspectiva de prevenção e tratamento em busca de uma melhor qualidade de vida a seus pacientes. A cada dia, torna-se uma das áreas de maior crescimento na Enfermagem. No intuito de capacitar e estimular acadêmicos de enfermagem da Faculdade IESM a simpatizar com essa área de atuação o Prof Jairo Edielson, mestre em enfermagem pela UFPI, especialista em Terapia Intensiva pela UESPI e AMIB e autor de livros e artigos na área de feridas, criou a I Mostra Científica de Feridas e Coberturas para que os alunos d o IV Bloco do Curso de Enfermagem obtivessem um maior crescimento intelectual na área de tratamento de qualquer lesão.

No tratamento de feridas são utilizadas “coberturas” que auxiliam e até potencializam a cicatrização de feridas. Essas são produzidas por empresas nacionais e internacionais e seus produtos são divulgados em congressos e reuniões científicas por “enfermeiros estomaterapeutas”, contratos para divulgação da marca e dos produtos. Nesse sentido, os alunos do IV Bloco tornar-se-ão “Enfermeiros Estomaterapeutas” e criarão suas próprias “empresas”. Em estandes apresentarão ao público suas coberturas, com demonstração de sua utilização em casos clínicos específicos. Interessante salientar que a Empresa é fictícia e que estas utilizam coberturas de todas as marcas do mercado.

No segundo dia, acontecerá um debate entre as empresas, no qual irão defender qual a melhor cobertura para o tratamento do caso clínico indicado pelo Prof Jairo (mediador do debate). Nesse debate as empresas terão que justificar o porquê de sua cobertura ser melhor que a da empresa concorrente, as quais terão que argumentar para defender seu produto e, assim, ter a possibilidade de eliminar uma empresa durante a disputa. Ao fim, teremos uma empresa campeã!

A Entrada é Livre e o Convite é estendido a todos os acadêmicos de Enfermagem de qualquer faculdade.