Skip to main content

No último sábado (19), os alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem participaram da IV Marcha pela Humanização do Parto, promovida pelo COREN – Conselho Regional de Enfermagem.

Em sua quarta edição, a marcha faz parte de um movimento bem sucedido que tem transformado a assistência ao parto no Piauí. Com faixas, cartazes e pinturas, os manifestantes seguiram da Ponte Estaiada ao Parque Potycabana denunciando a violência obstétrica e cobrando o apoio ao parto normal, presença de equipes multidisciplinares, o protagonismo da mulher, e o respeito à da Lei do Acompanhante.

Por ano, no Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registra o índice de 55% de cesarianas entre os partos realizados. O número alto, frente aos 15% recomendados pela Organização, acompanham também os casos de violência obstétrica relatados por mulheres que tem o direito ao atendimento humano, integral e de qualidade, desrespeitado.

A enfermeira obstetra e conselheira do Coren-PI, Tatiana Melo, diz que nenhuma gestante pode ser forçada à fazer uma cesariana ou ter direitos básicos negados durante todo o parto. “Muitas mulheres relatam que foram proibidas de gritar ou falar no trabalho de parto, foram submetidas a epistomias desnecessárias (é o corte indiscriminado do períneo, região muscular entre o ânus e a vagina), sofreram formas de tratamento discriminatórias ou foram impedidas de ter um acompanhante. São abusos que a sociedade não pode permitir”, afirma.

Negar o direito ao acompanhante, não dar informações claras sobre o estado de saúde da mulher para a família, deixar a mulher sozinha, não oferecer opções para o alívio da dor, realizar exames de toque repetidamente, fazer piadas com paciente, são manifestações da violência obstétrica. Ela pode ocorrer de forma verbal, física, psicológica e sexual. “São abusos que devem ser denunciados. A atuação das entidades de classe, como o Coren-PI, é fundamental no acompanhamento dessas denúncias e do comportamento dos profissionais envolvidos nos casos”, explica Tatiana.

Fonte: Coren

Galeria de Fotos