Skip to main content

A coordenação de Pesquisa e Extensão parabeniza a todos os acadêmicos e docentes que submeteram trabalhos e deseja sucesso na execução dos projetos e que a coordenação juntamente com a Faculdade IESM está  à disposição para colaborar dentro da sustentabilidade da IES.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC

O PIBIC e o PIBIC voluntario são incentivos à política de Iniciação Científica (IC) desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa por meio da concessão de bolsas IC a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. As instituições são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados e os estudantes tornam-se bolsistas a partir da aprovação da proposta de projeto submetidos pelos orientadores.

Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, possibilitar o acesso e a integração do estudante à cultura científica e contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional estão dentre os objetivos específicos do Programa.

A bolsa do PIBIC tem duração de doze meses com início no dia 1°de fevereiro e corresponde ao valor de R$90,00. Para participar o (a) professor (a) precisa ser docente da Faculdade IESM com título de mestre ou doutor e os estudantes devem estar cursando graduação, e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.

Os alunos escolhidos para o Programa, geralmente, adentram no PIBIC por conta da participação em grupo de pesquisa, em elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s), em projeto de pesquisa do professor, sendo que algumas propostas já são construídas conjuntamente.

Participar do PIBIC, além de enriquecer o currículo, dá aos estudantes a oportunidade de representar a Faculdade IESM na Semana de Iniciação Cientifica que ocorre anualmente no mês de outubro.

Resultado PIBICResultado PIBIC Edital PIBICEdital PIBIC