Aconteceu na Faculdade IESM a solenidade de inauguração do 2º CEJUSC Timon

Em parceria com o Poder Judiciário do Estado do Maranhão, aconteceu na manhã da ultima terça feira, dia 11 de setembro de 2018, a solenidade de inauguração do Segundo Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do município de Timon.

O evento foi realizado na IESM – Instituto de Ensino Superior Múltiplo, local onde funcionará o 2° CEJUSC. A instalação do 2° Centro no município, de acordo com o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA, Desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, implicará na promoção da justiça ao cidadão maranhense, que por meio da informalidade poderá também alcançar soluções concretas e céleres.

O coordenador do Centro, Juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Coelho Neto, Paulo Roberto Brasil Teles de Menezes, ressalta que a população timonense agora conta com mais um espaço capaz de solucionar os conflitos sociais, sem a necessidade de se recorrer ao Poder Judiciário do Estado. Ainda segundo o magistrado, o modelo tradicional de jurisdição já não comporta mais, em razão da considerável demanda existente no município.

Ele explica que o Centro é uma recomendação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), e reconhece o esforço do Poder Judiciário do Maranhão em proporcionar respostas aos anseios da população, ressalta, ainda, que os centros são espaços de céleres e eficazes voltados para o cidadão que busca o judiciário para solucionar litígios, mas também para as empresas que demandam na justiça, “A conciliação é sempre possível e pode ser feita até mesmo nas situações em que as partes ainda não iniciaram um processo na justiça”

A Professora Márcia Luizy, representante da Faculdade IESM – Instituto de Ensino Superior Múltiplo, exaltou celeridade e a eficiência, características pertinentes dos centros que funcionam em parceria com o Poder Judiciário do Estado, bem como ressaltou o papel social da faculdade junto a comunidade timonense.

Presente na solenidade, a Juíza Lucicleide Pereira Belo – Diretora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e Representante do TJPI; Dr. Ricardo Luís de Almeida Teixeira, Defensor Público da comarca, Dr Josemilton silva Barros, Juiz titular da 1ª Vra Criminal representando a Diretoria do Fórum de Timon; João Victor Serpa, advogado representando a OAB subseção Timon. Estiveram também presentes na instalação do Centro os instrutores de mediação José Roger Gurgel Campos ; Maria Lila Castro Lopes De Carvalho, Almiralice Santos de Gayoso e Almendra; Rosangela Ribeiro de Alexandrino e Iris Mary Victor Alencar além de outras autoridades.

Galeria de Fotos

Fonte: https://cejuscdetimon.blogspot.com/2018/09/inauguracao-do-2-cejusc-na-comarca-de.html