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Carga Horária
3476 horas

Duração
04 anos

Turnos
Manhã, Tarde e Noite

Mensalidade
Consultar valores

Portaria de Autorização

Nº 97, de 01/04/2016

OBJETIVOS

O Curso de Bacharelado em Educação Física tem como objetivos específicos:

  • Atuar no Âmbito da Educação Formal e não Formal, em atividades de natureza administrativa, curricular e extra curricular;
  • Desenvolver a fundamentação básica da ciência do movimento humano e do domínio dos conteúdos pedagógicos, científicos e técnicos da Educação Física;
  • Vivenciar as etapas de planejamento de atividades físicas, recreativas, esportivas e de lazer, em diferentes níveis e sistemas, do ensino, como também demonstrar domínio das técnicas e regulamentos das diferentes disciplinas desportivas;
  • Adquirir conhecimentos de formação geral e específica para intervir acadêmica e profissionalmente nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que venham oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Conhecer características fundamentais da Educação Física nas dimensões sócio, político e cultural, como meio para construir  a noção da identidade da mesma; reconhecendo as  inovações didático – pedagógicas e novas tecnologias que favoreçam a melhoria da qualidade de ensino;
  • Conhecer a diversidade de padrões de saúde, harmonia  corporal que existem nos diferentes grupos sociais, valorizando, respeitando e compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos;
  • Desenvolver atitudes éticas, reflexivas, críticas, inovadoras e democráticas; além de: Ser capaz de desenvolver os conteúdos de ensino, selecionar procedimentos didáticos, planejar situações de aprendizagem, como também avaliar o processo de ensino e aprendizagem.
  • Estudar, pesquisar, intervir  academicamente e profissionalmente e de modo a atender as diferentes manifestações e expressões do Movimento Humano.
  • Ser capaz de contribuir com o desenvolvimento político – pedagógico da Instituição em que atua, de forma a consolidar o trabalho coletivo e democrático.
  • Ser capaz de articular ensino-pesquisa-extensão, na produção de conhecimento e novas políticas pedagógicas.

PERFIL DO PROFISSIONAL
O curso de graduação de Educação Física deverá assegurar uma formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica, qualificadora de uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

O licenciado de Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das manifestações e expressões culturais do movimento humano, tematizadas nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta / arte marcial, da dança, visando à formação, à ampliação e ao enriquecimento cultural das pessoas para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida ativo e saudável.

A finalidade é possibilitar que as pessoas, independentemente de idade, de condições sócio-econômicas, de condições físicas e mentais, de gênero, de etnia, de crença, tenham conhecimento e a possibilidade de acesso à prática das diferentes expressões e manifestações culturais do movimento humano, compreendidas, como já foi afirmado anteriormente, como direito inalienável das pessoas e como importante patrimônio histórico da humanidade e do processo de construção da individualidade humana.

O licenciado deverá ser formado para esclarecer e intervir, profissional e academicamente no contexto escolar e histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural.

Para o desenvolvimento deste perfil profissional, o curso deverá oferecer possibilidades de apropriação de conhecimento por meio de ensino, pesquisa e extensão, que permitam ao licenciado um domínio de competências de natureza técnico-instrumental estruturadas a partir de uma atitude crítico-reflexiva.

Certificados
– Certificado de Conclusão do Ensino Médio

Documentação para Matrícula
– Cópia do Histórico Escolar
– Cópia de documento original com foto
– Cópia de Comprovante de Residencia (do mês atual)