PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO: Nº 1021 de 27 de Setembro de 2017
OBJETIVOS:
O objetivo geral do Curso Superior de Tecnologia em Marketing (CST em MKT) da IESM é formar profissionais qualificados para atuarem no planejamento e no gerenciamento dos subsistemas de gestão de marketing.
Específicos:
- Capacitar profissionais para atuarem na área de Marketing, provendo-lhes os meios que lhes permitam alcançar níveis adequados de eficiência e eficácia;
- Propiciar embasamento teórico e prático necessário para a atuação no planejamento e no gerenciamento dos subsistemas de Marketing;
- Identificar e utilizar as ferramentas e novos enfoques do Marketing como modernas técnicas de gestão;
- Disseminar conhecimentos gerenciais baseados no Marketing, instrumentalizando os discentes para uma prática gerencial focada nas modernas tecnologias, propondo soluções flexíveis e adaptadas aos condicionantes mercadológicos locais;
- Desenvolver habilidades nos discentes para atuarem em equipes, de forma interativa, focados nos objetivos e ações comuns ao grupo gerando valores para a coletividade (o grupo e a sociedade);
- Aprimorar habilidades profissionais para o enfrentamento cotidiano das questões e contingências mercadológicas que se apresenta, utilizando o pensamento estratégico da área de Marketing;
- Desenvolver visão estratégica, postura de inovação e espírito empreendedor;
- Exercitar habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções técnicas e profissionais.
PERFIL DO PROFISSIONAL
O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da IESM será um profissional capaz de atuar na elaboração de planejamentos e gestão de estratégias mercadológicas focadas na melhoria do desempenho das vendas e na percepção de valor dos produtos ou serviços das empresas por parte de seus clientes. Por meio do estudo de mercado e seu ambiente socioeconômico, o egresso será capaz de criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a serem praticados.
Competências e Habilidades Gerais:
Para que o egresso alcance o perfil esperado, o Curso Superior de Tecnologia em Marketing proporcionará meios para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
- detectar novos mercados, aproveitando as oportunidades disponíveis, acompanhando a concorrência;
- desenvolver novos produtos e linhas de produtos, a partir de estudos de mercado e de viabilidade econômico-financeira;
- identificar riscos e oportunidades para desenvolvimento de novos produtos e serviços;
- executar e analisar pesquisa de mercado, interpretando o comportamento do consumidor e suas tendências, considerando o ambiente socioeconômico;
- identificar e formular estratégias e planos de marketing para os vários tipos de empresas;
- utilizar a cadeia logística como diferencial competitivo;
- planejar as formas de comercialização e comunicação;
- trabalhar de forma integrada com a área de vendas e demais setores institucionais, atuando em equipes multidisciplinares, visando objetivos, prazos e metas;
- estruturar equipes de trabalho e implementar planos de vendas, pós-vendas e de relacionamento, tendo como foco resultados organizacionais;
- elaborar estratégias de prospecção e manutenção de clientes internos e externos.
Requisitos / Matrícula
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio
Documentação para Matrícula
- Histórico Escolar ( apresentação de documentos originais e cópia autenticada)
- Comprovante de Residência (do mês atual)
- CPF ( apresentação de documentos originais e cópia autenticada)
- Documento de identificação com foto ( apresentação de documentos originais e cópia autenticada)
- Título eleitoral (apresentação de documentos originais e cópia autenticada)
- Reservista militar (apresentação de documentos originais e cópia autenticada)(documentação exigida para alunos do sexo masculino)