Levamos o nosso padrão de excelência para a capital do Brasil!

Cursos de Pós-Graduação em Brasília

Psicopedagogia

Pós-Graduação

Psicomotricidade

Pós-Graduação

Docência para Ensino Superior

Pós-Graduação

Supervisão e Gestão da Educação

Pós-Graduação

Atendimento Educacional Especializado – AEE

Pós-Graduação

PSICOPEDAGOGIA

Introdução

É o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia. O campo dessa mediação recebe também influências da psicanálise, da linguística, da semiótica, da neuropsicologia, da psicofisiologia, da filosofia humanista-existencial e da medicina.

O curso de Psicopedagogia forma profissionais capazes de trabalhar com transtornos que ocorrem durante o processo de aprendizagem de alunos e funcionários. Este curso deve formar profissionais que garantam que a aprendizagem seja um direito de todos, considerando diversidade e inclusão. Concluída a graduação, o psicopedagogo estará qualificado para identificar as principais dificuldades do aluno, bem como transtornos de aprendizado e suas causas, e oferecer orientação pedagógica.

No mercado de trabalho, o profissional de Psicopedagogia pode atuar no setor de Recursos Humanos de empresas – auxiliando no processo de aprendizado dos funcionários –, em clínicas de aconselhamento, escolas, ONGs, hospitais e centros comunitários.

Sobre o curso

Modalidade de Oferta

100% presencial

Carga Horária

525 horas

Período e duração

14 meses

Encontros

Quinzenais – Sexta ( 17h às 22h) e Sábado (manhã / tarde)

Grade Curricular

MÓDULO DISCIPLINA C/H
I * Metodologia da Pesquisa.

*  Fundamentos da Psicopedagogia

* Fundamentos Neuro – Psicológicos  do Processo Ensino-Aprendizagem.

– Psicomotricidade e Aprendizagem

30

30

30

30

Sub total 120
II – Psicopedagogia, Teoria e Práxis

– Metodologia do Ensino Superior

– Ludicidade no Processo Psicopedagógico

30

45

30

Sub total 105
III – Psicopedagogia Institucional: integração entre diagnóstico e práticas educacionais

– Psicopedagogia Clínica: integração entre diagnóstico e prática clínica.

– Elementos da Psicanálise Aplicados à Psicopedagogia.

– Oficina de Redação – TCC

30

30

30

30

120
IV – Estágio Supervisionado I (institucional)

– Estágio Supervisionado II (clínica)

– Trabalho de Conclusão de Curso

45

45

 90

180
TOTAL 525
Investimento
R$ 400,00/mês
(R$ 360,00 p/ pagamentos até o 5º dia do mês)

PSICOMOTRICIDADE

Introdução

O Curso de Especialização em Psicomotricidade tem o intuito de especializar profissionais de variadas formações para trabalhar com atividades psicomotoras como instrumento de aprendizagem, buscando garantir ao ser humano, a possibilidade de seu desenvolvimento  bio-psico-social pleno. O psicomotricista poderá usar seus conhecimentos no contexto das perturbações do desenvolvimento e da aprendizagem de forma educativa e preventiva como também terapêutica nas diversas faixas etárias.

A proposta de realização deste Curso de Especialização em Psicomotricidade foi projetada para que os profissionais se tornem capazes de identificar patologias que dificultam as interações e possam integrar os indivíduos, bem como prevenir dificuldades emocionais, motoras e de comunicação que, porventura, alterem os processos de aprendizagem, além de propor o desenvolvimento de competências e habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização, que elevem o desenvolvimento cognitivo-motor e sócio-emocional dos indivíduos.

Sobre o curso

Área de conhecimento

Ciências Humanas – sub área : Educação-ensino-aprendizagem

Modalidade de Oferta

100% (cem por cento) presencial

Público Alvo

Professores da educação básica, psicólogos e profissionais de áreas afins.

Carga Horária

420 horas

Período e duração – 14 meses

Agosto de 2019  a  Outubro de 2020

Encontros 

Sextas ( 17h às 22h) e sábados (manhã/tarde)

Grade curricular

MÓDULO DISCIPLINA C/H
I

 

 

 

 

 

 

 

 

●   Epistemologia da Psicomotricidade

●   Desenvolvimento Psicomotor

●   Bases Neuropsicológicas do Desenvolvimento Psicomotor

●   Fisiologia do Movimento

●   Psicomotricidade I

●   Psicomotricidade II

20

30

30

20

20

20

Sub total 140
II ●   Introdução a Psicopatologia

●   Fundamentos da Psicanálise

●   Estimulação e Educação Psicomotoras

●   Análise e Intervenção nas Alterações do movimento: da Neonatologia à Gerontomotricidade

20

20

20

20

 

 

  Sub total 80
III ●   Terapia Psicomotora

●   Metodologia Científica

●   Supervisão de Estágio

●   Orientação de TCC

20

20

40

60

  Sub total   140
IV DISCIPLINAS PRÁTICAS – Oficinas psicomotoras

 

●   O corpo

●   Psicomotricidade funcional

●   Psicomotricidade relacional

●   Dinâmica de entrevistas para crianças, adolescentes e adultos e Representações plásticas como recurso de Expressão

 

 

 

 

60

  Sub total 60
TOTAL GERAL 420 h/a
Investimento
R$ 400,00/mês
(R$ 360,00 p/ pagamentos até o 5º dia do mês)

DOCÊNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR

Introdução

O curso de Docência E/Ou Didática Do Ensino Superior  é uma pós-graduação para quem deseja saber como ser professor de faculdade. A pós-graduação proporciona ao aluno diversas formas de aprendizado para organização do trabalho pedagógico, com intuito de prepará-lo para a sala de aula. O objetivo é formar e qualificar profissionais para o ensino superior, oferecendo-lhes suporte teórico, metodológico e prático essenciais para o exercício da docência superior no ensino presencial e na educação a distância (EAD), desenvolvendo assim habilidades indispensáveis para o mundo acadêmico.

A pós-graduação Docência E/Ou Didática Do Ensino Superior  destina-se a graduados em diferentes especialidades que atuam ou desejam atuar como professores do ensino superior. O curso tem duração média de 18 meses e, durante esse período, o profissional tem acesso a diferentes conteúdos que propiciam uma visão crítica sobre a docência no século XXI, além de formá-los com técnicas, metodologias e recursos pedagógicos modernos. A especialização geralmente é encontrada na modalidade EaD. A grade curricular é composta pelas seguintes disciplinas:

Sobre o curso

Carga Horária

O curso tem um total de 450 horas, sendo 360 horas em disciplinas e 90 horas o trabalho final do curso. A carga horária do curso equivale a 30 créditos.

Duração

A duração do curso está prevista para 15 (meses) meses:

Periodicidade

2 (encontros mensais) – sexta-feira (noite) e sábado (manhã e tarde).

Modalidade

100% presencial

Grade curricular

MÓDULO DISCIPLINA C/H CRÉDITOS
I Metodologia da Pesquisa em Educação

Fundamentos Históricos e Sociológicos da Educação

Fundamentos Filosóficos da Educação

Fundamentos Psicológicos da Educação

30

30

30

30

2.0.0.

2.0.0.

2.0.0.

2.0.0.

Total 120 8.0.0.
II Organização Curricular e Legislação Educ. Brasileira

Metodologia do Ensino Superior

Avaliação da Aprendizagem

Prática em Docência do Ensino Superior

30

45

30

30

2.0.0.

0.3.0.

2.0.0.

0.2.0.

Total 135 4.5.0
III Organização do Trabalho Pedagógico

Recursos de Ensino e Tecnologia Educacional

Oficina de Redação do Trabalho Científico

45

30

30

0.3.0.

0.2.0.

0.2.0.

Total 105 0.7.0.
IV Trabalho de Conclusão de Curso 90 0.0.6.
Total Geral 450 30
Investimento
R$ 400,00/mês
(R$ 360,00 p/ pagamentos até o 5º dia do mês)

SUPERVISÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Introdução

O curso de especialização em gestão escolar é voltado para a formação continuada de dirigentes da educação básica, em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de educação a distância. A formação tem três eixos vinculados entre si: o direito à educação e a função social da escola básica; políticas de educação e gestão democrática da escola; projeto político-pedagógico e práticas democráticas da gestão escolar.

Sobre o curso

Pós-graduação Lato-Sensu

Especialização em  Supervisão e Gestão Educacional

Clientela do Curso

Portador de diploma de graduação plena de curso autorizado ou reconhecido pelo MEC, em qualquer área do conhecimento.

Local de Funcionamento

O curso funcionará no auditório do Centro Empresarial Le Office, CA 11, Lago Norte, Brasília – DF.

Carga Horária

O curso tem um total de 465 horas – presencial.

Periodicidade

Encontros quinzenais às sextas (17h às 22h) e aos sábados (8h-12h/13h-18h).

Duração

A duração do curso está prevista para ocorrer em 15 meses:

Modalidade

Atividades teóricas 100% presencial

Grade Curricular

MÓDULO DISCIPLINA C/H
I Metodologia da Pesquisa em Educação

Fundamentos Históricos , Sociológicos e Filosóficos da Educação

Fundamentos Psicológicos da Educação

30

45

45

Total 120
II Política e Gestão na Educação

Fundamentos e Prática da Supervisão Escolar no contexto Educacional Brasileiro

Planejamento e Prática na Gestão Escolar

60

60

45

Total 165
III Metodologia do Ensino Básico

oficina de Redação do Trabalho Científico

  45

45

Total 90
IV Trabalho de conclusão do curso 90
Total 90
Total Geral 465
Investimento
R$ 400,00/mês
(R$ 360,00 p/ pagamentos até o 5º dia do mês)

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

Introdução

O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas” (SEESP/MEC, 2008).

O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.

Sobre o curso

Objetivos do Curso

Formar especialistas aptos a atuarem com a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais, possibilitando o conhecimento sobre as questões pedagógicas e psicológicas e a compreensão das potencialidades, das limitações e das diferenças dos portadores de necessidades especiais, redimensionando as diferentes correntes metodológicas que embasam a educação especial.

Carga Horária

360 (trezentos e sessenta) horas – Presencial

Grade Curricular

DISCIPLINAS H/A
01 Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva 30 h/s
02 Metodologia do Trabalho Científico 30 h/s
03 Comunicação Alternativa e/ou Suplementar 30 h/s
04 Políticas Públicas de Inclusão 30 h/s
05 Salas de Recursos Multifuncionais 30 h/s
06 Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais 30 h/s
07 Diagnóstico e Avaliação Psicomotora 30 h/s
08 Deficiência Intelectual 30 h/s
09 Neurociência e Aprendizagem 30h/s
10 Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD 30 h/s
11 Currículo Escolar na perspectiva da Educação Inclusiva 30 h/s
12 Oficina de Redação do Trabalho Científico 30 h/s
13 TCC (Artigo Científico) 90 h/s
Investimento
R$ 400,00/mês
(R$ 360,00 p/ pagamentos até o 5º dia do mês)

Fale conosco,

estamos prontos para te atender!

Endereço

SHIN CA 11, Lote 05, Bloco e Sala 04
Centro Empresarial LE OFFICE LAGO NORTE
BRASÍLIA – DF  CEP: 71.503-511 TELEFONE: (061) 3037-9376

Contato

pos.brasilia@faculdadeiesm.com.br | iesm.brasilia@gmail.com

(061) 98619-1005
(061) 98347-1000

Nossa especialidade, é formar especialistas!

Inscrição Online