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Aulas presenciais no campus da Faculdade.

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de Cada Mês

08:00 as 12:00 e
14:00 as 18:00

Carga Horária

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480 h/a

240h Práticas
240h teóricas

Sobre o Curso

APRESENTAÇÃO: 

Os avanços tecnológicos e terapêuticos na área da neonatologia têm melhorado os índices de morbimortalidade neonatal sobretudo daqueles recém-nascidos prematuros e gravemente enfermos. Porém a mortalidade neonatal ainda representa a principal causa da mortalidade infantil e o principal componente dessa mortalidade neonatal é a prematuridade, que representa 75% das mortes, com altas taxas no Brasil e na região nordeste (11,1%) em 2015.

Portanto, faz-se necessário a implantação do Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal, nessa região, pela a carência de profissionais especializados nessa área para atender essa população tão vulnerável e melhorar as condições de vida desses recém-nascidos e assim contribuir para o alcance, de fato, da quarta meta dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa a redução da mortalidade infantil.

Nesse aspecto a Especialização em enfermagem Neonatal promovida pelo Instituto de Ensino Múltiplo (IESM) irá contribuir para o aumento da mão de obra especializada para atender de forma eficaz a especificidade e complexidade da neonatologia de forma humanizada, não apenas na área hospitalar como também na atenção básica e assim favorecer a articulação entre essas duas áreas assistências. Essa rede de cuidados estar prevista na Política Nacional de Atenção Básica e a Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil. O objetivo geral dessa Especialização será formar enfermeiros especialistas, capacitados para atuar de forma integral e humanizada no cuidado ao recém-nascido de baixo, médio e alto risco e sua família, nos diferentes níveis de complexidade da atenção à saúde neonatal.

OBJETIVOS: 

GERAL:

  • Formar enfermeiros especialistas, capacitados para assistir de forma integral e humanizada o recém-nascido de baixo, médio e alto risco e sua família, nos diferentes níveis de complexidade da atenção à saúde neonatal.

ESPECÍFICOS: 

  • Discutir e refletir a partir da vivência teórico-prática do cuidado humanizado em enfermagem ao recém-nascido de baixo, médio e alto risco e sua família;
  • Qualificar o enfermeiro com autonomia e capacidade para planejar e gerenciar o cuidado de forma holística a partir de conhecimentos técnicos-científicos necessários a uma assistência de qualidade à saúde do neonato;
  • Conhecer as bases legais e éticas do cuidado neonatal e da família, incluindo avaliação e controle de risco à saúde dessa clientela;
  • Capacitar enfermeiros a novas tendências tecnológicas e científicas para a melhoria da assistência e desenvolvimento integral dessas crianças;
  • Desenvolver atividades assistenciais e relacionadas à pesquisa na atenção à saúde do neonato;

METODOLOGIA:
O curso será estruturado em duas etapas, uma parte teórica e outra prática. O conhecimento teórico será ministrado através de aulas expositivas e dialogadas, com reflexões e discussões de textos, uso de metodologia ativa, uso de concepção pedagógica baseada na problemática da realidade profissional na área da saúde. No que se refere as atividades práticas, esse momento objetivará a aproximação dos conhecimentos teórico-práticos, favorecendo a uma análise reflexiva do aluno sobre a assistência ao neonato, a realização de cuidados pertinentes ao recém-nascidos sem patologias e aos gravemente enfermos com vistas a desenvolver atividades gerencias na neonatologia visando a transformação da realidade. Essas atividades serão supervisionadas e orientadas por professores habilitados e experientes na área da neonatologia.

PÚBLICO ALVO:
– Enfermeiros

CARGA HORÁRIA:
– Teórica: 240 h Prática: 240 h Total: 480 h

Matriz Curricular

Matriz Curricular

DISCIPLINAS

PROFESSORES

C. H

– Cuidado integral à saúde do recém-nascido na atenção primária de saúde – PARTE 1 /PARTE 2

-Enfa. Tatiana Melo; Nutri Do carmo; Enfa. Ozirina Costa

30h

– Cuidado integral à saúde do recém-nascido prematuro e de baixo peso

– Enfa. Anna Katharina. Enfa. Tatiana Soares

30h

– Cuidado integral à saúde do neonato em sala de parto, UTIN, UCINCO e UCINCA;

– Enfa. Ozirina Costa, Enfa. Karla Joelma, Enfa. Itelmária Escórcio, 30h

– Assistência ventilatória em neonatologia;

– Fisio. Isabel Gonzaga; Fisio. Seanea Santos 30h
– Reanimação neonatal – Dra. Isabel Marlúcia/ Dr. Marcos Bittencourt

30h

-Cateter Central de Inserção Periférico (PICC); – Enfa. Vera Lúcia

30h

– Metodologia do trabalho científico

– Michelle Amorim

30h

– Seminário de pesquisa

– Rosimeire, Karla Joelma, Ozirina, Anna Katharine, Tatiane Guimarães.

30h

– Estágio supervisionado

 

240h

Regimento Interno

1 – AVALIAÇÃO:
Será por meio de seminários, provas, participação do aluno de forma assídua, responsável e comprometido nas aulas teóricas e práticas, trabalho de pesquisa, visitas a instituições que prestam assistência ao neonato e a família. O aproveitamento de cada disciplina será avaliado a critério do professor desde que atenda aos critérios do regimento do curso de Especialização em Enfermagem Neonatal. Para aprovação do aluno em qualquer disciplina é requerido dos alunos:

  • Obtenção de nota de no mínimo 7,0;
  • Frequência mínima de 75% nas atividades obrigatórias
  • Será exigida frequência mínima de 75% nas atividades obrigatórias, controlado por chamada diária.
    Entrega do trabalho de conclusão de curso (TCC) ou artigo científico que será apresentado no final do curso para a obtenção do Título de Especialista em Enfermagem Neonatal. Deverá ser apresentado em 3 vias de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); o mesmo será avaliado por uma banca formada por professores qualificados.

2 – DAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
2.1. As aulas acontecerão sempre no último fim de semana de cada mês;
2.2. As aulas teóricas ocorrerão na faculdade IESM, na sexta (18:00 as 22:00), no sábado (8:00 as 12:00 e 14:00 as 18:00) e domingo (8:00 as 12:00 e 14:00 as 18:00);
2. 3.O curso é constituído por 8 módulos teóricos e 8 módulos práticos;
2.4. O curso tem duração de 18 meses;
2.5 O aluno deverá frequentar 75% da carga horária de cada módulo teórico de 30 h que acontece uma vez por mês.
2.6 O aluno que tiver mais de 25% de faltas deverá pagar o módulo completo na turma seguinte sem ônus financeiro;
2.7. As datas das aulas teóricas são planejadas e serão repassadas na aula inaugural e no início do curso; assim cancelamentos ou adiamento das aulas só ocorreram em caso de:
– Indisponibilidade de professor para ministrar o módulo;
– Caso a turma (100% dos alunos), por motivos superiores e em votação solicitarem o adiamento da aula, que deve ser manifestado em encontro anterior; (mínimo de 30 dias de antecedência).
2.8 As aulas práticas acontecerão nos campos de prática conveniados, com os preceptores do curso;
2.9 Os grupos de prática serão compostos por seis alunos, que será dividido ao final das aulas teóricas.
2.10 A escala de prática será enviada a cada mês para o e mail da turma e estará disponível na secretaria da IES;
2.11 O aluno deverá providenciar crachá de identificação e roupa de centro cirúrgico da cor verde para o desenvolvimento de suas atividades em sala de parto;
2.12 Os alunos deverão respeitar a rotina dos locais de prática, assim como os profissionais do setor;
2.13 O aluno deverá frequentar 100% das aulas práticas;
2.14 O aluno que faltar aula prática não terá reposição pela instituição.
2.15. No entanto pode procurar o preceptor do curso de especialização para repor carga horária em horário a combinar com o mesmo, extra horário dos estágios.
6.16 Alunos e professores devem comparecer ao campo de prática em horário divulgado pelas escalas mensais.
6.17. As aulas práticas irão acontecer no fim de semana combinado para cada grupo, momento que será realizado em sala de aula durante o módulo que antecede o início da prática, por fim está poderá acontecer na sexta-feira, sábado e domingo em período diurno e ou noturno (duração de 12h cada período), e excepcionalmente na segunda feira turno manhã.
6.18 O aluno deverá procurar a secretaria da instituição para realizar cadastramento no sistema on line de aulas e notas;
6.19 O aluno deverá se cadastrar para ter acesso a biblioteca e solicitação de empréstimos de livros e periódicos;

3 – PROVAS
3.1 As provas serão realizadas por meio de casos clínicos, com metodologia ativa, estudo dirigido de acordo com a escolha do professor e terá como tema os assuntos do módulo dado;
3.2 A data da prova pode ser alterada mediante votação na turma com 100% de aprovação pelos discentes.
3.3 O aluno que faltar as atividades que valerá a nota da prova deverá realizar uma resenha dos assuntos ministrado;
3.4 O aluno que realizou a prova e não obteve nota sete deverá entregar no protocolo da instituição uma resenha crítica de artigo científico sobre algum tema do módulo ministrado, esta deve ter duas laudas sendo MANUSCRITA e com cópia do artigo anexo, que deve ser de uma revista de no mínimo qualis B2.
3.5 As notas das aulas práticas serão atribuídas aos alunos pelos professores de prática ao longo dos estágios;

4 – CONCLUSÃO DO CURSO:
4.1- O Curso terá a duração de 18 meses com um total de 480h, sendo 240h de aulas teóricas e 240h de aulas práticas. Assim o aluno para a conclusão do Curso deverá cumprir a carga horária mínima de 480h dentro dessa carga horária deverá. Produção e defesa de monografia orientado por professor do curso de especialização ou apresentação de artigo científico em data marcada;
OBS.: A monografia ou artigo poderá ser apresentada antecipadamente desde que solicitada pelo aluno no protocolo da Instituição, sendo marcada nova data pela coordenação junto ao solicitante.
O artigo deve ser entregue a banca (3 cópias impressas e encadernadas) com o mínimo de 15 dias de antecedência, para avaliação e emissão da nota referente a parte escrita.
Após apreciação do artigo pela banca este deverá ser entregue a biblioteca da instituição impresso uma cópia em capa dura da cor verde com letras douradas devidamente padronizado.
4.2 O aluno que não produzir o artigo, só terá certificado apresentação desse;
4.3. Em caso da falta do aluno no dia da defesa este terá sua nota reduzida;
4.4. Será aprovado o artigo/monografia com nota superior a sete;
4.5. Todas as atividades realizadas devem ser comprovadas com assinatura dos preceptores;

5 – REPOSIÇÃO DE AULAS PRÁTICAS:
As reposições de aulas práticas só serão aceitas mediante a supervisão dos preceptores do curso de especialização da IES;
Ao final do curso o aluno que não conseguir atingir os critérios de conclusão este poderá procurar os preceptores para a conclusão das atividades em horário a combinar com o preceptor, sem ônus financeiro para o aluno;

6 – LICENÇAS PARA TRATAMENTO DE SAÚDE, ATESTADOS:
Estas situações devem ser comunicadas a coordenação do curso e a secretaria, com especificação das datas de afastamento, para que sejam planejados datas e horários de reposição.
Realizar formalização do afastamento junto secretaria da Instituição.

7 – TRANCAMENTO
Em caso de desistência e ou trancamento, a solicitação deve ser formalizada junto secretaria da Instituição.
7.1- É vedado ao aluno com matrícula trancada cursar disciplinas teóricas e práticas, só pode ser realizada após abertura de matrícula.
7.2- É vedado ao aluno com matricula trancada a produção e apresentação de artigo cientifico.

Corpo Docente

NOME DO PROFESSOR

DISCIPLINA

C.H

TITULAÇÃO

COREN

-Tatiana Mª Melo Guimarães dos Santos

-Maria do Carmo Lima Martins Pinto

 

-Cuidado integral à saúde do recém-nascido na atenção primária de saúde.

30

Mestre

 

Especialista

PI:110720

 

– Karla Joelma Bezerra Cunha

-Itelmária Cerqueira de Carvalho Escórcio

-Ozirina Maria da Costa

 

– Cuidado integral à saúde do neonato em sala de parto, UTIN, UCINCO e UCINCA;

30 Mestre

Especialista

Mestre

PI:106290

PI: 91083

PI:67170

-Anna Katharine Carreiro Santiago;

– Francisca Tatiana de Araújo Soares

-Cuidado integral à saúde do recém-nascido prematuro e de baixo peso

30

Mestre

Especialista

PI:337345

PI:128284

– Isabel Gonzaga Clarisse Albuquerque Gonzaga;

– Seanea Santos Leal

– Assistência ventilatória em neonatologia; 30 Doutora

Mestre

-Isabel Marlúcia Lopes Moreira de Almeida;

-Marcos Vilhena Bittencourt da Silva

– Reanimação neonatal 30 Doutora

 

Especialista

-Vera Lucia Rodrigues de Paiva

– Cateter Central de Inserção Periférico (PICC); 30 Especialista

PI:55443

– Darnan Michele Silva Amorim

– Metodologia do trabalho científico 30 Especialista

-Tatiana Mª Melo Guimarães dos Santos

– Karla Joelma Bezerra Cunha

– Rosimeire Muniz de Araújo

– Anna Katharine Carreiro Santiago;

– Ozirina Costa

– Seminário de pesquisa 30 Mestre

Mestre Mestre Mestre

Mestre

PI:110720

PI:106290

PI:153332

PI:337345

PI: 67170

 

 

– Anna Katharine Carreiro Santiago;

– Rosimeire Muniz de Araújo

-Tatiana Mª Melo Guimarães dos Santos

– Karla Joelma Bezerra Cunha

– Ozirina Costa

-Itelmária Cerqueira de Carvalho Escórcio

– Francisca Tatiana de Araújo Soares

-Vera Lucia Rodrigues de Paiva

– Estágio supervisionado 240 Mestre

Mestre

Mestre

Mestre

Mestre

Especialista

Especialista

Especialista

PI:337345

PI:153332

PI:110720

PI:106290

PI: 67170

 

 

 

PI: 91083

PI:128284

PI:55443

 

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