Skip to main content

Inscrição Online

Saiba mais

Inscrição Online

Clique aqui

Método

Saiba mais

Presencial

Em São Luís

Periodicidade

Saiba mais

Finais de Semana

Carga Horária

Saiba mais

360 horas

Em 18 meses.

Local de Funcionamento

Colégio O Bom Pastor
Endereço: R. Seis, 46 – Cohatrac II, São Luís – MA. CEP: 65054-320
Telefone: (98) 3238-6342

Público Alvo
Professores da educação básica, psicólogos e profissionais de áreas afins.

Período das Aulas
Finais de semana mensais
16h/a: Sábado e domingo, das 8hs as 12hs, das 13hs as 17hs
20h/a: Sábado e domingo, das 8hs as 12hs, das 13hs as 17hs e atividade extra (4hs)

Justificativa

O Curso de Especialização em Psicomotricidade tem o intuito de especializar profissionais de variadas formações para trabalhar com atividades psicomotoras como instrumento de aprendizagem, buscando garantir ao ser humano, a possibilidade de seu desenvolvimento  bio-psico-social pleno. O psicomotricista poderá usar seus conhecimentos no contexto das perturbações do desenvolvimento e da aprendizagem de forma educativa e preventiva como também terapêutica nas diversas faixas etárias.

Por meio desta formação, o profissional da psicomotricidade poderá atender indivíduos com dificuldades psicomotoras relacionadas à coordenação, tensão excessiva nas extremidades e articulações, distonias, lateralidade, equilíbrio, orientação espaço-temporal, ritmo, esquema corporal, dentre outras. Também crianças que apresentem distúrbios de comportamento associados (agressividade, inibição, falta de limites, baixa tolerância à frustração, hiperatividade, baixa estima), distúrbios de aprendizagem (queda de rendimento, dificuldade de expressão verbal ou gráfica, problemas de orientação espaço-temporal, distúrbios de atenção e de tônus, lentidão), dificuldades de sociabilização (integração em grupo, situações novas e ameaçadoras etc), os quais estão envolvidos com o baixo aproveitamento escolar.

A proposta de realização deste Curso de Especialização em Psicomotricidade foi projetada para que os profissionais se tornem capazes de identificar patologias que dificultam as interações e possam integrar os indivíduos, bem como prevenir dificuldades emocionais, motoras e de comunicação que, porventura, alterem os processos de aprendizagem, além de propor o desenvolvimento de competências e habilidades de comunicação, aprendizagem e socialização, que elevem o desenvolvimento cognitivo-motor e socioemocional dos indivíduos.

Metodologia

Metodologia
– Aulas expositivas e dialogadas.
– Atividades de Extensão
– Filmes
– Leitura prévia de textos
– Elaboração de artigos
– Debates e Seminários.

Objetivos

– Geral

 Estudar a Psicomotricidade como uma ciência que tem como premissa enxergar o ser humano em sua totalidade.

– Específicos
 – Assegurar o conhecimento do desenvolvimento psicomotor;
– Compreender o processo de aprendizagem dos ser humano no decorrer da vida;
– Ampliar o conhecimento dos profissionais da área da educação e afins quanto às possíveis atuações na estimulação, educação e reeducação psicomotoras no âmbito escolar e clínico;
– Desenvolver habilidades para atuação na área da Psicomotricidade, objetivando seu exercício tanto em nível superior – na formação de profissionais aptos a trabalhar em faculdades e universidades – como na Educação Básica ou espaços clínicos, com o estudo do planejamento e aplicação de programas de atividades motoras.

PLANO CURRICULAR

– Estrutura Curricular

 DISCIPLINAS TEÓRICAS – 360 h/a

  1. Epistemologia da Psicomotricidade 20h/a
  2. Desenvolvimento Psicomotor 30h/a
  3. Bases Neuropsicológicas do Desenvolvimento Psicomotor 30h/a
  4. Fisiologia do Movimento 20h/a
  5. Psicomotricidade I 20h/a
  6. Psicomotricidade II 20h/a
  7. Introdução a Psicopatologia 20h/a
  8. Fundamentos da Psicanálise 20h/a
  9. Estimulação e Educação Psicomotoras 20h/a
  10. Análise e Intervenção nas Alterações do movimento: da Neonatologia à Gerontomotricidade 20h/a
  11. Terapia Psicomotora 20h/a
  12. Metodologia Científica 20h/a
  13. Supervisão de Estágio 40h/a
  14. Orientação de TCC 60h/a

DISCIPLINAS PRÁTICAS – 60 h/a (Oficinas psicomotoras com 16h/a cada uma)

  1. O corpo
  2. Psicomotricidade funcional
  3. Psicomotricidade relacional
  4. Dinâmica de entrevistas para crianças, adolescentes e adultos e Representações plásticas como recurso de Expressão

Matriz Curricular

Disciplina: Teórica

Disciplina: Metodologia da Pesquisa

Carga Horária: 20h/a

Ementa: Introdução. A ciência. Os tipos de conhecimento. A pesquisa. Pesquisa bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa. As modalidades de trabalho científico. A revisão de literatura. O artigo científico. A leitura. A escrita. Instrumentalização científica. Plágio: o que é e como evitar. A redação técno-científica. As Normas ABNT.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

———

Disciplina: Teórica

Disciplina: Epistemologia da Psicomotricidade

Carga Horária: 16h/a

Ementa: Estudo introdutório à Psicomotricidade. Breve histórico de

seus pressupostos epistemológicos.; Contribuições teóricas

de alguns autores; Conceitos e definições.

Referências:

AJURIAGUERRA, Jean. Manual de psiquiatria infantil. Trad. de Paulo César Geraldes e Sônia Regina Pacheco. Alves. 2ª ed. Rio de Janeiro: Masson do Brasil LTDA, 1980.

ALVES, Fátima. Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção. Rio de Janeiro. Wak, 2003.

BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade – Teoria e Prática: estimulação, educação, reeducação psicomotora com atividades aquáticas. São Paulo: Lovise, 1998.

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.

________________. Psicomotricidade: Filogênese, Ontogênese, e Retrogênese. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LEVIN, Esteban. A clínica psicomotora: O corpo na linguagem. Petrópolis: Vozes, 2000.

 

—–

Disciplina: Teórica

Disciplina: Desenvolvimento psicomotor

Carga Horária: 20h/a

 

Ementa:

Desenvolvimento da Psicomotricidade segundo as teorias Psicogenéticas. Fundamentos do desenvolvimento psicomotor: aspectos motores, relacionais e cognitivos. Aportes teóricos de Ajuriaguerra, Bergès, Gesell, Le Boulch, Lefèvre, Piaget e Wallon.

 

—-

Disciplina: Teórica

Disciplina: Bases Neuropsicológicas do Desenvolvimento Psicomotor

Carga Horária: 40h/a

 

Ementa:

Neurociência e Psicomotricidade. Teoria Neuropsicológica de Luria. Ontogênese da motricidade, da mobilidade e da motilidade. Relação entre a Psicomotricidade e a significação neuropsicológica. A importância da observação dos micros e macros movimentos. A práxis de Luria no processo da aprendizagem. Compreensão Neuropsicológica das expressões corporais e verbais. Regulação tônica nas funções sensoperceptomotoras. Desenvolvimento da criança: aspectos somáticos, afetivos, ambientais e sociais. Avaliação Psicomotora. Identificação dos níveis de desenvolvimento correlacionados à idade cronológica. Compreensão da estrutura corporal e suas possibilidades funcionais.

 —-

Disciplina: Teórica

Disciplina: Fisiologia do Movimento

Carga Horária: 20h/a

4 – Fisiologia do Movimento

Elementos da fisiologia do movimento. Funções segmentares corporais na produção do movimento. Princípios mecânicos vinculados às estruturas ósteo-músculo-articulares. Anatomofisiologia da contração  muscular. Aspectos posturais, locomotores e da preensão.

Disciplina: Teórica

Disciplina: Psicomotricidade I

Carga Horária: 20h/a

 

Ementa: Conceito; Estrutura e Elementos básicos da psicomotricidade; Fundamentos das aprendizagens motoras; Relação da psicomotricidade com a aprendizagem e a vida social e afetiva do indivíduo; Processo do Desenvolvimento psicomotor do indivíduo; A influência da brincadeira, do jogo, dos exercícios das expressões artísticas e do lúdico na prática psicopedagógica.

Referências:

BARBOSA, Laura Monte Serrat. Psicopedagogia: um diálogo entre a psicopedagogia e a educação. Bolsa Nacional do Livro. 2ª edição revisada e ampliada. Paraná. 2006;

GONCALVES, Fátima. Psicomoticidade e educação física.Editora Cultural RBL. São Paulo. 2010.

MAFRA, Regina Maria Ruiz. Linha e Rodinha: exercícios para expressão corporal, psicomotricidade, recreação e linha. Edições Loyola. São Paulo. 2005.

MARINHO, Hermínia Regina Bugeste; Finck, Silvia Cristina Madrid. Psicopedagogia e psicomotricidade em ação. Pedagogia do Movimento: universo lúdico e psicomotricidade. Centro Difusor de Cultura- Cedic. MG- Belo Horizonte, 2009.

SAYÃO, Deborah Thomé.rev. Ciência. Esporte. Campinas. V.23, n. 2. P. 55-67, jan. 2002.

—-

Disciplina: Teórica

Disciplina: Psicomotricidade II

Carga Horária: 20h/a

 Ementa:

A psicomotricidade Funcional e a Psicomotricidade Relacional. A ética na clínica psicomotora.
O Código de Ética da ABP.

 

—-

Disciplina: Teórica

Disciplina: Introdução a Psicopatogia

Carga Horária: 20h/a

 

Ementa:

Diagnóstico diferencial entre as alterações motoras, psicomotoras e psicopatológicas. Sintomas somatopsíquicos e psícossomáticos. Intervenção Psicomotora em estruturas atípicas – Transtornos Invasivos do Desenvolvimento.

 —-

Disciplina: Teórica

Disciplina: Fundamentos da Psicanálise

Carga Horária: 20h/a

Ementa:

Bases teóricas do pensamento Psicanalítico. Vínculos entre as questões sintomáticas e a representação corporal. Correntes que vinculam Psicanálise à Psicomotricidade.

—-

Disciplina: Teórica

Disciplina: Estimulação e Educação Psicomotora

Carga Horária: 20h/a

 Ementa:

Período gestacional. A criança de 0 a 3 anos. A criança de 3 a 6 anos. A criança de 6 a 12 anos. Adolescência. O psicomotricista na escola.

 —-

Disciplina: Teórica

Disciplina: Análise e Intervenção nas Alterações do Movimento: da Neonatologia à Gerontomotricidade

Carga Horária: 20h/a

Ementa:

O neonato e a interação mãe /filho. Do ato reflexo à motricidade voluntária. Macro movimentos. Micro movimentos: respiração, tônus, coloração, vibração, pulsação, gestos e expressões faciais. Neuroevolução e controle motor. Metodologias que promovem o controle motor. O idoso e a gerontopsicomotricidade.

 Disciplina: Teórica

Disciplina: Terapia Psicomotora

Carga Horária: 20h/a

Ementa:

Diferença entre gesto e movimento. O olhar, o toque, o jogo e o brincar na terapia. Formação do terapeuta na clinica Psicomotora. Vínculo e transferência na terapia. A expressão pelo corpo, objeto, e palavra. O corpo e  o olhar do outro Perfil Psicomotor. Transtornos Psicomotores. Transformações do indivíduo no social. Intervenção na clínica psicomotora.

—-

Oficinas

Oficina 1: O corpo

Carga Horária: 8h/a

Oficina 2: Psicomotricidade Funcional

Carga Horária: 8h/a

 Oficina 3: Psicomotricidade Relacional

Carga Horária: 8h/a

 Oficina 4: Dinâmica de entrevistas para crianças, adolescentes e adultos e representações plásticas como recurso de expressão

Carga Horária: 8h/a

Estágio

Supervisão de Estágio (30h)

Seleção e organização dos atendimentos: individual e grupo. Avaliação Psicomotora: entrevistas, sessões livres e perfil psicomotor. Compreensão diagnóstica e laudo Acompanhamento dos atendimentos e relatórios.

Delimitação do campo de trabalho. Seleção de casos. Plano de atendimento em Psicomotricidade individual e grupal. Atendimento.

 Orientação de TCC (30h)

Projeto de pesquisa Bibliografia. Leitura Sistemática. Fichamento. Orientação quanto à forma e conteúdo Normas ABNT Escrita Produtiva.

Corpo Docente

O corpo docente do programa de pós-graduação será constituído por doutores, mestres e especialistas da área, aptos a favorecer à aprendizagem no que tange à avaliação, detecção e prevenção de possíveis falhas apresentadas por estudantes da EducaçãoBásica, em relação a seu desenvolvimento psicomotor.

Profa. Dra. Francinete Braga Santos (http://lattes.cnpq.br/2813231686798725)
Prof. Me. Bergson Pereira Utta (http://lattes.cnpq.br/5749013976082281)
Profa. Esp. Bruna Bianca Mendes Mussalém (http://lattes.cnpq.br/9241320915006576)
Profa. Esp. Gardênia Pinho de Abreu (http://lattes.cnpq.br/8003124937536821)
Prof. Me. Jomar Diogo Costa Nunes (http://lattes.cnpq.br/1239440266493234)
Profa. Ma. Lorena Lima Ribeiro (http://lattes.cnpq.br/4228934980115398)
Prof. Dr. Roberto Bianco (http://lattes.cnpq.br/1986457485557266)
Profa. Esp. Maria da Conceição de Sousa Castro (http://lattes.cnpq.br/2957748373103708)
Prof. Esp. LuceMalba Pinto Campos Rodrigues (http://lattes.cnpq.br/1492728234925732)
Profa. Ma. Pétria Cristina Silva Moreira (http://lattes.cnpq.br/4046056128533227)
Profa. Esp. D’layneGiordana Pereira Soares (http://lattes.cnpq.br/7698514617868567)
Profa. Ma. Alessandra Souza de Macêdo (http://lattes.cnpq.br/5110853907499221)
Profa. Esp. Leticia Janulik Jucá de Castro (http://lattes.cnpq.br/5644746175724299)

Cronograma

DISCIPLINA

PROFESSOR(A)

DATA

1. Metodologia Científica (20h) Profa. Dra. Francinete Braga Santos

Prof. Me. Bergson Pereira Utta

23/09/2017 (S)

24/09/2017 (D)

2. Epistemologia da Psicomotricidade (20h) Profa. Esp. Bruna Bianca Mendes Mussalém 21/10/2017 (S)

19/11/2017 (D)

3. Desenvolvimento Psicomotor (40h) Profa. Esp. Gardênia Pinho de Abreu 18/11/2017 (S)

22/10/2017 (D)

17/12/2017 (D)

20/01/2018 (S)

4. Bases Neuropsicológicas do Desenvolvimento Psicomotor (40h) Prof. Me. Jomar Diogo Costa Nunes 16/12/2017 (S)

21/01/2017 (D)

17/02/2017 (S)

18/02/2018 (D)

6. Psicomotricidade I (20h) Profa. Ma. Lorena Lima Ribeiro 24/03/2018 (S)

22/04/2018 (D)

5. Fisiologia do Movimento (20h) Prof. Dr. Roberto Bianco 25/03/2018 (D)

21/04/2018 (S)

7. Psicomotricidade II (20h) Profa. Esp. Maria da Conceição de Sousa Castro 19/05/2018 (S)

17/06/2018 (D)

8. Introdução a Psicopatologia (20h) Prof. Esp. LuceMalba Pinto Campos Rodrigues 20/05/2018 (D)

16/06/2018 (S)

9. Fundamentos da Psicanálise (20h) Profa. Ma. Pétria Cristina Silva Moreira 21/07/2018 (S)

19/08/2018 (D)

10. Estimulação e Educação Psicomotoras (20h) Profa. Esp. D’layneGiordana Pereira Soares 22/07/2018 (D)

18/08/2018 (S)

11. Análise e Intervenção nas Alterações do movimento: da Neonatologia à Gerontomotricidade (20h) Profa. Ma. Alessandra Souza de Macêdo 22/09/2018 (S)

21/10/2018 (D)

 

12. Terapia Psicomotora (20h) – Profa. Esp. Bruna Bianca Mendes Mussalém 23/09/2018 (D)

20/10/2018 (S)

13. Oficina 1: O corpo (8h+8h=16h) Prof. Dr. Roberto Bianco 17/11/2018 (S)
14. Oficina 2: Psicomotricidade funcional (8h+8h=16h) Profa. Esp. Bruna Bianca Mendes Mussalém 23/12/2018 (D)
15. Orientação de TCC (50h) Profa. Dra. Francinete Braga Santos

Prof. Me. Bergson Pereira Utta

18/11/2018 (D)

22/12/2018 (S)

20/01/2019 (D)

16/02/2019 (S)

16. Oficina 3: Psicomotricidade relacional (8h+8h=16h) Profa. Esp. Gardênia Pinho de Abreu 19/01/2018 (S)
17. Oficina 4: Dinâmica de entrevistas para crianças, adolescentes e adultos e Representações plásticas como recurso de Expressão (8h+8h=16h) Profa. Esp. Leticia Janulik Jucá de Castro 17/02/2019 (D)
18. Supervisão de Estágio (30h) Profa. Dra. Francinete Braga Santos

Prof. Me. Bergson Pereira Utta

Fevereiro

2019

Orientação e defesas de TCC Profa. Dra. Francinete Braga Santos

Prof. Me. Bergson Pereira Utta

Março/Abril/2019

 

Direção

Direção Geral

 – Francinete Braga Santos

Vice-direção

 – Bergson Pereira Utta

Direção Administrativa e Financeira

 – Francinete Braga Santos

Direção Acadêmica

 – Bergson Pereira Utta

Secretária Acadêmica
 – Paula Francinete Braga Santos

Coordenação do Curso de Especialização
 – Francinete Braga Santos

Inscrição Online

Preencha este formulário para realizar sua pré-inscrição

Agradecemos pelo interesse, logo entraremos em contato