18 e 19/01/2020

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Método

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Presencial

Aulas presenciais no campus da Faculdade.

Periodicidade

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1 Encontros
Mensal

Sábado (8:00 as 12:00 e 14:00 as 18:00)

 

Carga Horária

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510horas

Em 16meses.

 

Valor

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Valor

16 parcelas de 200,00

 

 

Sobre o Curso

Justificativa

O setor saúde é uma das áreas sociais que exige aprimoramento constante dos profissionais que nele atuam, tanto pelo surgimento de novos problemas, como pelo agravamento dos já existentes e, ainda, pela própria dinâmica da política de saúde. Nesse sentido, este curso busca responder à demanda por qualificação dos profissionais que atuam na área da Saúde Pública, atualmente constituída em grande campo de trabalho dos profissionais formados nesta instituição e, concomitantemente, contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo SUS nesta região. Compreendemos que a atuação de profissionais bem preparados pode diferenciar o planejamento, organização e gestão das ações de saúde propostas para o enfrentamento das necessidades e demandas da população.

A atuação do sanitarista no Brasil está vinculada à Reforma Sanitária, à implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e à própria constituição da Saúde Coletiva enquanto campo interdisciplinar de saberes e práticas. A formação desse profissionais ocorre por meio da combinação entre formação acadêmica de diferentes modalidades (graduação e pós-graduação) e sua prática profissional.

Nesse contexto, o surgimento de cursos de especialização em saúde pública e sua expansão no território nacional ocorreu a partir da década de 1940, quando a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) oferta sua primeira turma, em 1947. A proposta dessa formação é propiciar ao trabalhador uma compreensão crítica dos processos saúde-doença da população e da organização social dos serviços de saúde, além de capacitá-lo num enfoque pedagógico para a docência no ensino superior

Objetivos

Fornecer elementos para aprimoramento de profissionais que atuam na área de saúde, visando capacitá-los a identificar a propor ações para os principais problemas.

  • Oportunizar a ampliação da compreensão do processo saúde/doença.
  • Conhecer e discutir as políticas de saúde vigentes nas últimas décadas.
  • Obter conhecimento teórico-prático para trabalhar criticamente a saúde/doença nas populações, na busca da melhoria da qualidade de vida.
  • Proporcionar estudos atualizados sobre questões pedagógicas que  fundamentam e aperfeiçoem o trabalho docente, na sua área de atuação especifica.

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