Matriz Curricular
Disciplina: Teórica
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Carga Horária: 20h/a
Ementa: Introdução. A ciência. Os tipos de conhecimento. A pesquisa. Pesquisa bibliográfica. Métodos e técnicas de pesquisa. As modalidades de trabalho científico. A revisão de literatura. O artigo científico. A leitura. A escrita. Instrumentalização científica. Plágio: o que é e como evitar. A redação técno-científica. As Normas ABNT.
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
———
Disciplina: Teórica
Disciplina: Epistemologia da Psicomotricidade
Carga Horária: 16h/a
Ementa: Estudo introdutório à Psicomotricidade. Breve histórico de
seus pressupostos epistemológicos.; Contribuições teóricas
de alguns autores; Conceitos e definições.
Referências:
AJURIAGUERRA, Jean. Manual de psiquiatria infantil. Trad. de Paulo César Geraldes e Sônia Regina Pacheco. Alves. 2ª ed. Rio de Janeiro: Masson do Brasil LTDA, 1980.
ALVES, Fátima. Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção. Rio de Janeiro. Wak, 2003.
BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade – Teoria e Prática: estimulação, educação, reeducação psicomotora com atividades aquáticas. São Paulo: Lovise, 1998.
FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.
________________. Psicomotricidade: Filogênese, Ontogênese, e Retrogênese. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LEVIN, Esteban. A clínica psicomotora: O corpo na linguagem. Petrópolis: Vozes, 2000.
—–
Disciplina: Teórica
Disciplina: Desenvolvimento psicomotor
Carga Horária: 20h/a
Ementa:
Desenvolvimento da Psicomotricidade segundo as teorias Psicogenéticas. Fundamentos do desenvolvimento psicomotor: aspectos motores, relacionais e cognitivos. Aportes teóricos de Ajuriaguerra, Bergès, Gesell, Le Boulch, Lefèvre, Piaget e Wallon.
—-
Disciplina: Teórica
Disciplina: Bases Neuropsicológicas do Desenvolvimento Psicomotor
Carga Horária: 40h/a
Ementa:
Neurociência e Psicomotricidade. Teoria Neuropsicológica de Luria. Ontogênese da motricidade, da mobilidade e da motilidade. Relação entre a Psicomotricidade e a significação neuropsicológica. A importância da observação dos micros e macros movimentos. A práxis de Luria no processo da aprendizagem. Compreensão Neuropsicológica das expressões corporais e verbais. Regulação tônica nas funções sensoperceptomotoras. Desenvolvimento da criança: aspectos somáticos, afetivos, ambientais e sociais. Avaliação Psicomotora. Identificação dos níveis de desenvolvimento correlacionados à idade cronológica. Compreensão da estrutura corporal e suas possibilidades funcionais.
—-
Disciplina: Teórica
Disciplina: Fisiologia do Movimento
Carga Horária: 20h/a
4 – Fisiologia do Movimento
Elementos da fisiologia do movimento. Funções segmentares corporais na produção do movimento. Princípios mecânicos vinculados às estruturas ósteo-músculo-articulares. Anatomofisiologia da contração muscular. Aspectos posturais, locomotores e da preensão.
Disciplina: Teórica
Disciplina: Psicomotricidade I
Carga Horária: 20h/a
Ementa: Conceito; Estrutura e Elementos básicos da psicomotricidade; Fundamentos das aprendizagens motoras; Relação da psicomotricidade com a aprendizagem e a vida social e afetiva do indivíduo; Processo do Desenvolvimento psicomotor do indivíduo; A influência da brincadeira, do jogo, dos exercícios das expressões artísticas e do lúdico na prática psicopedagógica.
Referências:
BARBOSA, Laura Monte Serrat. Psicopedagogia: um diálogo entre a psicopedagogia e a educação. Bolsa Nacional do Livro. 2ª edição revisada e ampliada. Paraná. 2006;
GONCALVES, Fátima. Psicomoticidade e educação física.Editora Cultural RBL. São Paulo. 2010.
MAFRA, Regina Maria Ruiz. Linha e Rodinha: exercícios para expressão corporal, psicomotricidade, recreação e linha. Edições Loyola. São Paulo. 2005.
MARINHO, Hermínia Regina Bugeste; Finck, Silvia Cristina Madrid. Psicopedagogia e psicomotricidade em ação. Pedagogia do Movimento: universo lúdico e psicomotricidade. Centro Difusor de Cultura- Cedic. MG- Belo Horizonte, 2009.
SAYÃO, Deborah Thomé.rev. Ciência. Esporte. Campinas. V.23, n. 2. P. 55-67, jan. 2002.
—-
Disciplina: Teórica
Disciplina: Psicomotricidade II
Carga Horária: 20h/a
Ementa:
A psicomotricidade Funcional e a Psicomotricidade Relacional. A ética na clínica psicomotora.
O Código de Ética da ABP.
—-
Disciplina: Teórica
Disciplina: Introdução a Psicopatogia
Carga Horária: 20h/a
Ementa:
Diagnóstico diferencial entre as alterações motoras, psicomotoras e psicopatológicas. Sintomas somatopsíquicos e psícossomáticos. Intervenção Psicomotora em estruturas atípicas – Transtornos Invasivos do Desenvolvimento.
—-
Disciplina: Teórica
Disciplina: Fundamentos da Psicanálise
Carga Horária: 20h/a
Ementa:
Bases teóricas do pensamento Psicanalítico. Vínculos entre as questões sintomáticas e a representação corporal. Correntes que vinculam Psicanálise à Psicomotricidade.
—-
Disciplina: Teórica
Disciplina: Estimulação e Educação Psicomotora
Carga Horária: 20h/a
Ementa:
Período gestacional. A criança de 0 a 3 anos. A criança de 3 a 6 anos. A criança de 6 a 12 anos. Adolescência. O psicomotricista na escola.
—-
Disciplina: Teórica
Disciplina: Análise e Intervenção nas Alterações do Movimento: da Neonatologia à Gerontomotricidade
Carga Horária: 20h/a
Ementa:
O neonato e a interação mãe /filho. Do ato reflexo à motricidade voluntária. Macro movimentos. Micro movimentos: respiração, tônus, coloração, vibração, pulsação, gestos e expressões faciais. Neuroevolução e controle motor. Metodologias que promovem o controle motor. O idoso e a gerontopsicomotricidade.
Disciplina: Teórica
Disciplina: Terapia Psicomotora
Carga Horária: 20h/a
Ementa:
Diferença entre gesto e movimento. O olhar, o toque, o jogo e o brincar na terapia. Formação do terapeuta na clinica Psicomotora. Vínculo e transferência na terapia. A expressão pelo corpo, objeto, e palavra. O corpo e o olhar do outro Perfil Psicomotor. Transtornos Psicomotores. Transformações do indivíduo no social. Intervenção na clínica psicomotora.
—-
Oficinas
Oficina 1: O corpo
Carga Horária: 8h/a
Oficina 2: Psicomotricidade Funcional
Carga Horária: 8h/a
Oficina 3: Psicomotricidade Relacional
Carga Horária: 8h/a
Oficina 4: Dinâmica de entrevistas para crianças, adolescentes e adultos e representações plásticas como recurso de expressão
Carga Horária: 8h/a
Estágio
Supervisão de Estágio (30h)
Seleção e organização dos atendimentos: individual e grupo. Avaliação Psicomotora: entrevistas, sessões livres e perfil psicomotor. Compreensão diagnóstica e laudo Acompanhamento dos atendimentos e relatórios.
Delimitação do campo de trabalho. Seleção de casos. Plano de atendimento em Psicomotricidade individual e grupal. Atendimento.
Orientação de TCC (30h)
Projeto de pesquisa Bibliografia. Leitura Sistemática. Fichamento. Orientação quanto à forma e conteúdo Normas ABNT Escrita Produtiva.