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Método

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Presencial

Aulas presenciais no campus da Faculdade.

Periodicidade

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Quinzenais

Aos Sábados das 08H as 17H.

Carga Horária

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390 horas

Em 18 meses.

Sobre o Curso

Justificativa

No Brasil, por volta da década de 1970, com o aumento do número de fábricas, iniciaram-se os movimentos de mulheres e os de luta por creche, resultando na necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operária, surgindo então as creches, com um foco totalmente assistencialista, visando apenas o “cuidar”. Pois segundo Faria (1999, p.25). Se os anos 70 voltaram-se para a mulher, nos anos 80, essa mulher voltou-se para as crianças. Foram, em geral, as feministas intelectualizadas de classe média, e que eram contra a ditadura, que passaram a pesquisar sobre a infância e assessorar os governos progressistas que, atendendo às reivindicações populares, prometeram creches nas suas campanhas eleitorais

Na educação infantil, educação pré-escolar ou educação pré-primária consiste na educação das crianças antes da sua entrada no ensino obrigatório. É ministrada normalmente no período compreendido entre os zero e os cinco anos de idade de uma criança. Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas – através de atividades lúdicas e jogos – a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização.

Nesse sentido faz-se necessário o aumento de capacidades formativas para desenvolver em escolas o papel real da educação infantil com responsabilidades e dinamismo buscando sempre o crescimento intelectual da criança.

Objetivos

Geral

  • Capacitar profissionais da área de Educação e afins para atuação no âmbito da Educação Infantil com base em conhecimentos teóricos e prática docente;

Específicos

  • Transmitir os fundamentos básicos epistemológicos para a compreensão do processo de formação da Educação Infantil: Conceitos Históricos;
  • Aperfeiçoar os conhecimentos de profissionais da área de Educação na perspectiva da ampliação do tempo escolar;
  • Produzir um espaço de discussão favorável à formação docente critica e democrática orientando a produção reflexiva;

Público Alvo

Profissionais da área da Educação ou que compõem o corpo de especialista na rede de Educação Básica: Professores, monitores, professores comunitários, psicólogos, assistentes sociais, gestores, arte educadores (arte educador) e demais profissionais da área de Educação

Coordenação

Professora Rita de Cássia e Ana Lucia de Araújo Claro.

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