Skip to main content

A importante função de ensinar é lembrada neste sábado, 20, quando se comemora no Brasil o Dia do Pedagogo, profissional que tem por função planejar, executar e coordenar tarefas do setor da educação. A data foi instituída por meio da Lei nº 13.083/2015 e tem o objetivo de promover a discussão do papel da família e das escolas no desenvolvimento das crianças, delimitando as responsabilidades de cada um.

Pedagoga há cinco anos, Adriana Fóis afirma que se sente gratificada ao saber que seu trabalho pode fazer a diferença na vida e no futuro das crianças. “É uma responsabilidade muito grande e, ao mesmo tempo, é uma aventura. A gente tem uma vida ali nas mãos e tenta de todas as formas fazer com que se desenvolva da melhor e mais plena forma possível. É um processo muito trabalhoso, mas muito divertido”, disse a profissional de 29 anos, que leciona para estudantes da pré-escola.

Adriana lembra que ser pedagoga é poder acompanhar o desenvolvimento de crianças e jovens. “Cada um tem o seu tempo, cada um tem as suas preferências e [é preciso] respeitar essas diferenças, para a gente poder fazer com que eles se desenvolvam plenamente”, destaca.

Para a pedagoga, a data significa reconhecimento e visibilidade a um importante trabalho.

“A gente faz parte de um período da vida e de desenvolvimento que é muito importante”, aponta. “O nosso trabalho muitas vezes não é tão visto no momento em que está sendo feito, mas faz muita diferença e acho que é importante esse dia para o reconhecimento da profissão, talvez até para que entendam mais do que a gente faz aqui”.

Assessoria de Comunicação Social – Portal do MEC

Seja um Pedagogo!

Se você compartilha os valores e sentimentos necessários para a profissão, a Faculdade IESM dispõem do curso de Licenciatura em Pedagogia.

O licenciado do Curso de Pedagogia da Faculdade IESM será um profissional em condições de exercer suas atividades de docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas, na área de serviço e apoio escolar, bem como em outras áreas, nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

O egresso do curso de Pedagogia da Faculdade IESM deverá ser um educador crítico, criativo, ético e tecnicamente capaz de contribuir para a transformação social, desempenhando um papel catalisador do processo educativo em todas as suas dimensões.

Neste sentido, serão propiciadas, durante o curso, oportunidades para o desenvolvimento das habilidades que assegurem ao futuro pedagogo uma intervenção científica e técnica no seu ambiente de trabalho, bem como o exercício permanente da reflexão crítica sobre sua prática e o contexto em que atuará.

Saiba mais sobre o Curso.