Skip to main content

Pré-Inscrição para Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância é credenciado pela CAPES e busca fornecer ampla formação a profissionais que desejam adquirir uma base teórica e quantitativa orientada à busca de soluções efetivas de problemas práticos nas áreas de educação a Distância.

Clique aqui e faça a sua pré-inscrição

 

O curso prepara o aluno para:

A busca de soluções práticas nas áreas de Educação a Distância.

A quem se destina:

Profissionais que buscam o aprofundamento técnico e prático dos principais conceitos de Educação a Distância por meio do conhecimento e da aplicação de disciplinas que trabalham com informática e educação nas questões essenciais da área.

Objetivo:

O Mestrado Profissional irá inserir no mercado profissionais com formação adequada para trabalhar nos cursos a distância. O Programa contribuirá significativamente para assegurar a qualidade dos cursos atualmente ofertados nessa modalidade de ensino.

Assim, o objetivo geral do Mestrado é contribuir para a formação de profissionais qualificados para desenvolver materiais, principalmente conteúdos e ferramentas, para Educação a Distância, bem como, planejar e gerenciar cursos na referida modalidade.

Objetivo Específicos:

  • Formar gestores para Educação a Distância, considerando as peculiaridades que envolvem o planejamento, a execução e a avaliação de cursos a distância;
  • Estimular a construção de competências para a elaboração de materiais didáticos, considerando o processo de mediação pedagógica;
  • Desenvolver projetos inovadores que tenham como princípio inserir no âmbito da Educação a Distância novas possibilidades educacionais, tecnológicas e de gestão;
  • Fomentar pesquisas e desenvolvimento de materiais nas áreas de Tecnologia, Educação a Distância e Gestão.

Funcionamento:

Apesar de abordar a questões relacionadas a EAD, o Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância é PRESENCIAL. As aulas das disciplinas são realizadas no Prédio Espaço TEC, na Sede da UFRPE.

Clique aqui e faça a sua pré-inscrição

 

Sistema de Créditos e Matriz Curricular:

O controle de integralização curricular será feito pelo sistema de créditos correspondendo 01 (um) crédito a 15 (quinze) horas. Para a conclusão do Mestrado, será exigido um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos obtidos em disciplinas, além da dissertação equivalente a 16 (dezesseis) créditos, totalizando 40 (quarenta) créditos.

Na imagem a seguir são apresentadas as disciplinas da Matriz Curricular do PPGTEG e como estas são ofertadas ao longo dos 4 semestres do curso.

Qual a diferença entre Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico?

A diferença entre os dois cursos é que, enquanto o mestrado acadêmico é mais voltado à pesquisa e à atuação na sala de aula, o mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação voltada para a capacitação de profissionais, mediante o estudo de técnicas e processos que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

As propostas de pesquisa do mestrado profissional devem apresentar uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico. Já o trabalho final do curso, que no mestrado é uma dissertação, deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do estudante.

Fonte: https://www.ppgteg.ufrpe.br/sobre